terça-feira, 22 de maio de 2012

Sobre Cronograma Capilar

 

Não sei ao certo quem levantou essa bandeira, mas olha quem já aderiu: A Lucy do Produtinhos no Cabelo and Makeup e a Diana do Help dos Cabelos #recomendo.
A nova moda no quesito tratamento consiste em fazer um cronograma para cuidar dos cabelos sem deixar nenhum tipo de tratamento de fora, seja quem for que começou com essa moda, PARABÉNS!!!

Parabéns pois com certeza acabou estimulando muitas pessoas a criar um padrão de cuidados que há muito tempo não possuíam, muitas pessoas cuidam de seus cabelos esporadicamente e ainda assim querem ver resultados, e quando não os obtém reclamam das marcas de produtos usados, do tipo do cabelo, do profissional que diagnosticou, de Deus, do mundo, etc...

E como toda moda repercute no e-mail do blog, está chovendo e-mail com perguntas a respeito dos cronogramas, e realmente muitos dos cronogramas apresentados via e-mail estão fracos, fazendo com que o tempo necessário para a recuperação seja demasiadamente longo e cansativo.

Eu NÃO vou montar um cronograma aqui, na verdade você vai criar o seu cronograma de acordo com a necessidade real do seu cabelo, e todas as dicas que já foram postadas aqui no blog, hoje vou apenas reagrupar essas informações.

É preciso saber qual o seu tipo de cabelo para saber quais os tipos de tratamentos ele mais precisa, aqui.

É preciso saber diagnosticar a flexibilidade, resistência e porosidade do fio para definir a periodicidade, aqui.

 Respeitar o fio e não fazer o que quer, mas sim o que ele precisa, aqui.

 Analisar os medicamento que está usando, aqui.

Reconhecer a diferença entre quebra e queda, aqui e  os principais danos, aqui.

6º Investir em produtos profissionais, aqui e não errar nas dosagens, aqui.

Mas o principal fator para determinar o sucesso de um tratamento é "medicar" de acordo com a necessidade do momento, logo um cronograma longo com vários meses se tornará obsoleto após suprir a necessidade inicial.

Reconstrução
► 1x por semana seguido de nutrição para:
- Cabelos frisados a crespos quimicamente modificados (alisado ou relaxado).
- Cabelos com corte químico.
- Cabelos emborrachados ou elásticos.

► 1x por quinzena seguido de nutrição para:
- Cabelos frisados a crespos.
- Cabelos com coloração ou mechas.

► 1x por quinzena seguido de hidratação para:
- Cabelos lisos e ondulados.
- Manutenção de cabelos saudáveis.

Nutrição
► 2x por semana para:
- Cabelos frisados a crespos quimicamente modificados (alisado ou relaxado).
- Cabelos com corte químico.
- Cabelos emborrachados ou elásticos.
- Cabelos frisados a crespos.
- Cabelos ressecados, secos ou que armam com facilidade.
- Cabelos com mechas ou descoloridos.

► 1x por semana para:
- Cabelos com coloração.
- Cabelos lisos e ondulados.

Hidratação
► 2 a 3x por semana para:
- Todos os tipos de cabelos

Finalização
► Leave-in:
- Sempre finalizar o tratamento com um leave-in para o seu tipo de cabelo.
► Escova e Prancha:
- Usar protetores térmicos de acordo com o tipo de cabelo: 
1- Spray, líquido e gel para lisos e ondulados.
2- Creme, óleo e sérum para fios do frisado ao crespo.



Nenhuma das indicações acima são regras, você deve montar o seu cronograma de acordo com a sua necessidade e ir adaptando à sua rotina, exceto a finalização. 
Usar bons produtos e se dedicar a uma rotina de tratamento esquecendo a finalização dará a sensação que o tratamento não está fazendo efeito.

Leave-ins não foram feitos somente para cabelos cacheados, é possível deixar o liso mais liso e comportado, as ondas mais definidas e controlar o volume dos frisados. Não tenha medo de testar produtos que possam se tornar o melhor amigo do seu cabelo.


Beijocas...

39 comentários:

  1. ahhh depois que descobri seu blog fiz o curso meus cabelos são outros..mas pelo seu blog e suas explicações..hoje sei usar a medida correta para cada produto ver as necessidades e que meu fio apresenta em cada situação... muito bom... eu não sigo cronograma mas faço de acordo com o que meu cabelo precisa naquele momento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih =P
      Você que é uma querida =)

      Eu também não sigo cronograma, quando estou num período de testes que detonam meu cabelo, faço um intensivão com produtos que dão resultado e em pouco tempo consigo melhoras significativas.
      Beijocas...

      Excluir
  2. Um dos assuntos q estou anos para escrever e q acabo escrevendo oytra coisa! :) a primeira vez q ouvi falar nisso foi na comunidade cabelos cacheados.Um cabelereiro lá entrava na comunidade e escreveu sobre isso apra as meninas , tirava dúvidas, dava dicas...para mim foi ok, pq era o q eu fazia já, mas disseminou a informação, o q foi fantástico.Daí espalhou para as outras comus no orkut e daí para os blogs...ainda demorou,mas tá chegando...recomendo quem tem orkut e quer saber mais, entrar na comu cabelos cacheados e ler o tpc cronograma capilar. Ele dá muitas dicas legais ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miss linda, também sou da comunidade Cabelos Cacheados , aqui no blog da Carla aqui conheci as fases , quando que meu cabelo precisava de cada fase . Na comunidade vi pelo Ronaldo, e aprendi a perceber melhor necessidade de meu cabelo para assim montar o cronograma, e não gastar com tantos produtos, hoje uso apenas três máscaras, uma ate dura mais que é a de reconstrução pq percebi que meu cabelo não gosta muito dessa fase uma vez no mês e pronto, as pontas sempre precisava cortar hj posso passar mais tempo, o crescimento tbm é melhor. Então o cronograma é muito bom. O Ronaldo você ainda o encontra aqui no blog http://ronaldocachos.blogspot.com.br/

      Carlinha, já li varias vezes hahaha todos estes pots, obrigada por agrupa -los aqui assim quando tiver uma duvida já venho certa. Meus cabelos são crespos e partes acho que posso dizer frisadas então pra mim uma semana duas hidratações e uma nutrição, na segunda semana, uma hidratação e duas nutrições, e vou alternando assim as semanas até chegar a de reconstrução, depois volta .

      Bom é isso e eu como sempre kkk escrevendo muito

      Excluir
    2. Miss M: Nunca fui muito ativa em comunidades de cabelos pois muitas defendiam as escovas e tal. Mas lembro dessa comunidade =)

      Nara: Você é uma linda =) Bigadu.

      Beijocas...

      Excluir
  3. Adoreiii essa história de cronograma!
    Será que consigo aderir?!
    Beijos.

    www.facilserbonita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarinha,
      O cronograma é mais uma estratégia de recuperação e muito útil para não esquecer de nenhum cuidado no dia a dia, consegue sim... rss..
      Beijocas...

      Excluir
  4. Oi Carla, vc pode explicar melhor como faz a reconstrução SEGUIDA de nutrição/hidratação? Enxgágua o reconstrutor e passa máscara de nutrição/hidratação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      É isso mesmo! As máscaras reconstrutoras profissionais tendem a deixar os fios ásperos. E as máscaras nutritivas ou hidratantes dão sedosidade.
      Beijocas...

      Excluir
  5. Carlinha é verdade o Cronograma Capilar já existe ha muito tempo! Mas estou feliz de ter passado essa história adiante. É como você disse tento fazer de uma maneira que todas possam usufruir...

    Obrigada pelo seu carinho!
    É um honra pra mim ser falada nos seu blog!

    Sou sua fã! Sempre!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucy você é uma querida, Seu nome já está virando referência nesse assunto =)

      Beijocas...

      Excluir
  6. acabei de descobrir esse blog. vou virar expert em cabelo tb rsrs. eu achava q meu cabelo era cacheado, mas não, é frisado, os fios não formam cachos de jeito nenhum. alguem por favor me tire uma dúvida. eu faço progressiva da loreal há muito tempo, mas eu nao quero mais ter cabelo liso, eu quero só reduzir o volume. o que eu faço pra apenas reduzir o volume? seria o tio mesmo ou algum outro relaxamento? o que eu peço pra minha cabeleireira??? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível fazer relaxamento com o tio sem deixar liso. Cabelo frisado fica mais bonito quando finalizado com creme de pentear.
      Beijocas...

      Excluir
  7. Descobri o cronograma capilar no comecinho deste ano e sigo há quase um mês. Meu cabelo estava muito ressecado e quebradiço, por causa de descoloração (meu cabelo virgem era castanho escuro). Hoje, meu cabelo está irreconhecível, melhorou MUITO. Eu estava desanimada, queria cortar ele bem curtinho para esperar crescer saudável, mas agora decidi que vou manter o comprimento. As pontas não estão perfeitas (mesmo porque não é milagre), mas pelo menos não estão mais espigadas. Recomendo muito !

    ResponderExcluir
  8. Carla, adorei ver o seu posicionamento sobre o Cronograma.
    Na verdade também não sei quem "inventou" o Cronograma, apenas li em foruns e resolvi praticar e indicar. Vale super a pena! Adorei suas indicações e vou testar em mim. rsrsr

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di =)
      Essas formas que eu citei são as que eu usava/indicava às minha clientes quando tinha salão. Com essa fórmula consegui segurar os danos de uma menina que me procurou com corte químico.

      Beijocas...

      Excluir
  9. Ótimo post!!
    Tenho uma dúvida. Você acha que a seguinte composição se encaixa em qual etapa do cronograma? Nutrição ou reconstrução?
    Aqua, Cetearyl Alcohol, Cetrimonium chloride, glycerin, amodimethicone, trideceth-12, orbignya oleifera seed oil, parfum, elaeis guineensis oil, butyrospermum parkii butter, methylparaben, propylparaben, BHT, hydrolyzed keratin, citric acid, butylphenyl methylpropional, coumarin, geraniol, hexyl cinnamal, limonene, linalool.

    Essa é a composição do "Creme capilar de nutrição profunda - Disciplinante" da marca Metamorfose.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia,
      "orbignya oleifera seed oil (Óleo de Babaçu), elaeis guineensis oil (Óleo de Dendê), butyrospermum parkii butter (Manteiga de Karité)" caracterizam nutrição, mesmo contendo "hydrolyzed keratin" (Queratina).

      Beijocas...

      Excluir
  10. Carla adorei as suas dicas! Eu já tentava fazer isso a um tempo.
    Carla preciso perguntar. Duas nutrições e tres hidratações em uma semana só não é muita coisa para um cabelo? No caso é um frizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jack,
      As indicações são "até 3 hidratações"... rss.. Se não a pessoa terá que lavar o cabelo 6x por semana.. rsss.. É uma base para a pessoa montar o próprio cronograma.

      Beijocas...

      Excluir
  11. Ai Carla, mais uma vez você aparece e me dá uma luz.
    Eu já ouvi falar do cronograma capilar, mas, nunca busquei essa informação, mas, graças à você, informação venho até mim através do seu blog. Já até imprimi as informações para não correr o risco de esquecer rsrsrs.
    Eu estava olhando uma fotos minhas do ano passado, e meu cabelo estava lindo, cachos abertos, macios e brilhantes, apesar de quase preto (por conta da tinta louro escuro da alfaparf que escureceu muito), mas, a cor original é castanho médio e para voltar a cor fiz mechas. Consegui clarear e aos poucos voltar para uma cor próxima, mas, as mechas ressecaram meu cabelo horrores, e mesmo com hidratação e nutrição e reconstrução ainda não consigo ver resultado. Vou fazer um cronograma capilar e tentar recuperar a beleza dos meus cachos. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha vc é um barato...rss

      Descoloração sempre gera muito dano mesmo, mas é possível deixar o cabelo saudável sim, invista em produtos profissionais que em pouco tempo seu cabelo estará glamouroso!
      Beijocas...

      Excluir
  12. Adorei!!! Há muito tempo venho penasndo em fazer um cronograma capilar. Muito boa as dicas!!!O seu blog é muito esclarecedor. Continue assim!

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei a ideia do cronograma! Seu blog é muito esclarecedor. Vou seguir as dicas.
    Regina

    ResponderExcluir
  14. adorei o post !! mas me tira uma dúvida máscara com queratina hidrolizada é recosntrução? beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, Carla, obrigada pela resposta, vou só abusar com mais uma perguntinha: quanto tempo devemos deixar o cabelo sem lavar após cada procedimento?

    ResponderExcluir
  16. Carlinha copiei seu post para o Cronograma, deixei em documentos e coloquei seu link.

    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir
  17. Olá, Carla. Vim parar aqui por causa desse assunto e acabei favoritando o seu blog. xD
    Visitei alguns sites, mas não achei o mais importante disso tudo: como faz a lavagem, qual seria a sequência certa?
    Por exemplo, é o dia de hidratar, então lavo meus cabelos com shampoo e em seguida uso o que? Um condicionador hidratante, uma máscara, ou os 2? Porque para mim, usar máscaras em todas as lavagens deixaria os cabelos pesados. E em todos os blogs que visitei davam muita ênfase nas máscaras.
    Espero que eu tenha sido clara. ;)
    Beijoo

    ResponderExcluir
  18. Olá. Desde que passei a acompanhar seu blog, comecei a dar a devida atenção que meus cabelos merecem. Porém, ao adquirir produtos para hidratação, nutrição e reconstrução, me surgiu uma imensa dúvida. Vc pode me ajudar por favor?
    Além das máscaras Elseve, Dove e outras mais baratinhas, eu tenho também - costumo comprar toda linha - Rigen da Alphaparf , Fioliss da Vitabele e a Loreal Fiberceutic. Qual a minha dúvida? Todas são de reconstrução? Sabe, estou tentada em comprar a linha Loreal Absout Repair Cellular e tenho medo de gastar mais um rico dinheirinho em mais um produto de reconstrução. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Post como este me fazem estar sempre aqui, amo o blog parabéns.

    ResponderExcluir
  20. Nossa! Tudo que eu estava precisando, vou aderir esse cronograma, mais me diga tem algum post de como identificar o tipo de produtos (sou novo por aqui)?? Desde já agradeço!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo blog!!!!Deixa te perguntar....lavo meus cabelos 4x na semana, nessas 3x em q for usar a máscara de acordo com o objetivo, terei que ficar uns 15,20 min com ela?ou não?!ou eu posso aplicar máscaras expressas e ampolas?Essa dúvida tem me consumido diariamente,rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. olá,gostaria que voce fizesse um post falando sobre a plástica dos fios da Cadiveau,dando sua opinião...obrigada

    ResponderExcluir
  23. gostaria que voce fizesse um post sobre a Plástica dos Fios da CADIVEAU,dando sua opinião para o produto...obrigada

    ResponderExcluir
  24. muito bom, eu estava precisando de toda essa informacao, obrigada

    ResponderExcluir
  25. Olá Carla, tudo bem?
    Descobri seu blog através de uma amiga e fiquei muito fã, pois dá dicas ótimas e fáceis de seguir. Tenho uma dúvida, meu cabelo tem quimica (mechas e progressiva) qual linha de tratamento voce me indica? Qual freqência de uso? A marca L'Oreal professional é uma boa linha de produtos?
    Aguardo su respota?
    Abraços,
    Lucy Moura

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails