segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Querer X Precisar

Como toda mulher você já deve ter feito algum procedimento nos cabelos que não precisava somente por que estava na moda estou certa?

Assim algumas contas bancárias são infladas e outras esvaziadas, é a vida...

Alguns procedimentos são tão específicos que não deveriam entrar na sua wishlist a menos que você precise.
O que eu mais vejo são meninas querendo fazer tratamento para cabelos quimicamente tratados achando que por serem mais profundos vão deixar os cabelos delas que não estão tão danificados assim, ainda melhores. Isso é um erro muito grande!

Para cada cabelo existe uma sentença e nem sempre é a que você espera, já falamos aqui no blog sobre expectativa e imediatismo.

Vamos falar um pouquinho agora sobre procedimentos que não são para todas como Cauterização, Queratinização e Reconstrução. E por falar nisso lembrei que já falei sobre reconstrução aqui.

TODOS os nomes acima são para definir somente uma coisa, repor proteínas e aminoácidos que seu cabelo perdeu quando: Foi à praia, à piscina, fez luzes, coloriu, relaxou, etc...

O ideal seria que todo profissional pudesse ter aquela câmera maravilhosa que muitos profissionais usam para mostrar o couro cabeludo ao cliente, para poder mostrar o real estado do fio, porém a mesma custa uma dúzia de óvulos =/ - A minha está a meio caminho de chegar =) - Então se o profissional não tem, o jeito é fazer esse diagnóstico no tato e no “olhômetro” mesmo.

A maioria dos cabelos que estão fazendo cauterização por aí não precisam!

Existem muitos “kits” profissionais intitulados de cauterização que não suprem nem os pré-requisitos para hidratar, quanto mais reconstruir cauterizando!

Temos também que tirar da cabeça a ilusão que o cabelo crespo é um cabelo resistente, pelo contrário, tem muita gente tacando queratina e prancha quente de torto a direito e o cabelo acaba quebrando.
Vocês repararam bem o desenho aí de cima? Pois é, não riam, eu fiz no Paint... (kkk...) somente para ilustrar de forma original (sem catar de nenhum outro site) o que acontece com o seu cabelinho.

Vamos analisar as ilustrações abaixo:
O primeiro cabelo é um cabelo que está saudável, o segundo é um cabelo que devido ao desgaste está em ponto de quebra.
O primeiro fio não tem necessidade de se submeter a um tratamento de reconstrução, cauterização ou queratinização, já o segundo fio, necessita!


Observe agora o que acontece quando os mesmos fios de cabelo acima recebem uma cauterização, reconstrução ou queratinização.
O fio que não possui fissuras recebe a queratina e a acumula nas cutículas, tornando-se áspero ao toque, e se o uso desses procedimentos persistir, o fio começa a enrijecer e fica como um grafite de lapiseira, tão rígido que quebra com facilidade.
No fio que possui fissuras, a queratina é depositada preenchendo-as. O processo de preenchimento é gradativo e deve ser levado a sério como um tratamento com antibiótico.

Temos recebido muitas pessoas no Backstage com diagnóstico de outros profissionais pedindo cauterização, quando na verdade esse fio precisa somente de hidratação e muitas vezes nem hidratação precisa, o cabelo está saudável! O pior é que muitas vezes a cliente não se dá por convencida e procura o famigerado salão que deu o diagnóstico errado, pois é... mulher quando quer jogar dinheiro fora sempre dá um jeitinho de jogar...

Às clientes que nos procuraram e recusamos a fazer procedimentos desnecessários ou que danificariam excessivamente seus cabelos, pedimos desculpas. A filosofia do Backstage é trabalhar com sinceridade e honestidade, antes de prestarmos satisfação a vocês clientes, prestamos satisfação a Deus. Mentira e apropriação indébita é o oposto do que pregamos. Gostaríamos muito que outros salões usassem mais da verdade, assim nós do Backstage não seríamos considerados “alienígenas”.

Em breve vamos falar um pouquinho sobre Nomenclatura, os nomes mentirosos que estão usando por aí para te enganar.


Beijocas e fiquem com Deus ♥


Comente, Opine! É fácil, basta logar com a sua conta Google (a mesma do seu orkut ou gmail)!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Higienização de Escova, Pente e Pregadeira


Quando se fala em higiene dentro de um salão de beleza pensa-se logo na esterilização dos objetos da manicure e na limpeza do ambiente, porém os cuidados com higienização vão muito além.

Eu sou extremamente contra ao uso coletivo de pentes, escovas e pregadeiras em casa, cada pessoa deve ter a sua. Imagina no salão?
Embora o fungo Ptyrosporum ovale responsável pela descamação que conhecemos como Caspa não seja contagioso como muitas pessoas pensam o mau uso da escova pelos indivíduos pode torná-la um disseminador bactérias e doenças como Foliculite Bacteriana (Infecção com pus que causa descamação, ferida e coceira) e Micose (Causada por fungos gera coceira e perda de fios).

Tem gente que acha exagero limpar, desinfetar e embalar as escovas, outros acham que sai caro ter um grande estoque, eu já acho que isso mostra ao cliente que você se preocupa com o seu bem estar.


A vigilância sanitária é bem clara e diz que o salão deve: "Manter rotina de limpeza dos pentes, escovas, bobies, etc. Esta limpeza deve ser realizada a cada cliente."
Então se você é profissional lembre-se de fazer a higienização correta do seu material de trabalho, e se você é cliente exija essa higienização do seu profissional!

No Backstage nós temos uma caixa (Container) onde armazenamos as toalhas, pentes, escovas e pregadeiras após cada uso, quando dá uma folguinha nós fazemos a higienização dos mesmos, exceto das toalhas que demanda de maior tempo.

O que utilizar na assepsia das escovas:

Nós utilizamos uma substância conhecida como Germekil a base de Quaternário de Amonio e Álcool Etílico, um desinfetante hospitalar. Você pode utilizar álém do Germekil, Spray Oster ou Lisoforme, Você encontra em casas especializadas em produto hospitalar.

Como proceder a higienização:
1 - Comece removendo os fios de cabelo, depois lave com água corrente.

2 - Deixe escorrer o excesso de água e depois borrife o Germekil no material desejado.

3 - Deixe agir por 30 minutos e depois enxague com água corrente.


4 - Deite o materia sobre uma superfície limpa e espere secar. Depois guarde em local limpo.


No Backstage também realizamos esse procedimento com alicates, espátulas, tesouras, etc...

Se você já possui ou pretende abrir um salão de beleza dê preferência para uma pia de inox, a vigilância sanitária diz que o salão deve: "Possuir local próprio para lavagem de material." Então nada de lavar seu material no lavatório!

Beijocas e até a próxima






LinkWithin

Related Posts with Thumbnails