sábado, 18 de dezembro de 2010

Manteiga Nutritiva

Já falamos sobre Nutrição, agora vamos falar sobre manteigas nutritivas. Vamos falar um pouquinho sobre as propriedades, lembrando que todos os óleos vegetais são biodegradáveis e levam em média 28 dias para se decompor, sem agredir a natureza.
Por sua semelhança estrutural ao manto hidro lipídico da pele, os óleos vegetais reagem melhor com o tecido e permitem que tanto a água, como outros princípios ativos existentes nos cosméticos aplicados sejam bem absorvidos.

Extraídos principalmente das sementes de plantas e frutas, os óleos e manteigas vegetais aumentam a proteção contra a perda excessiva de líquidos, permitem a respiração cutânea e assimilam a luz solar. Também auxiliam o restabelecimento de peles rachadas e ressecadas, normalizando e reforçando a estrutura do tecido. Ao contrário dos óleos minerais, os de origem vegetal causam menos reações citotóxicas e alérgicas. Abaixo uma analise dos sete frutos da foto acima.



1 - Manteiga de Amêndoa (Prunus Amygdalus Batsch)
Rico em vitaminas A e B, é emoliente, tem alto poder penetrante, proporcionando fácil hidratação e suavidade. Possui propriedades rejuvenescedora, regeneradora, hidratante, amaciante e nutritiva. É o mais utilizado em massagens de aromaterapia e também é aplicado em emulsões para pele seca, formulações anti-estrias, cremes para mãos, emulsões hidratantes, cremes nutritivos, produtos para peles envelhecidas, óleos hidratantes, entre outros.

2 - Manteiga de Karité (Butyrospermum Parkii)
É composta por ácidos graxos de triglicerídeos com alto teor de ácidos oléicos, esteáricos e linoleicos. A Manteiga de Karité também contém tocoferóis (vitamina E), que funcionam como antioxidantes naturais. A manteiga de Karité é um agente emoliente com excelentes propriedades sensoriais devido à combinação única de triglicerídeos e ácidos graxos. É produto emoliente e lubrificante que ajuda a reduzir o ressecamento e a aspereza dos cabelos secos e/ou ressecados e ajuda proteger a pele das agressões externas.

3 - Manteiga de Buriti (Mauritia Flexuosa)
Apresenta composição graxa rica em ácidos graxos insaturados (ácidos palmítico e oléico); alto teor de carotenóides, comportando-se como uma das fontes mais ricas em pró-vitamina A; alta concentração de tocoferóis com excelente atividade antioxidante e alta estabilidade oxidativa. A manteiga de Buriti é muito utilizada em fortalecedores capilares, produtos para cabelos tingidos e danificados.

4 - Manteiga de Castanha do Pará
(Bertholletia Excelsa)
É rico em ácidos graxos insaturados (oléico, linoleíco e pequenas quantidades de mirístico), fitoesteróis-sistosterol, e amirina, além de esqualeno-nutrientes essenciais nos processos bioquímicos de formação do tecido epitelial. Rico em vitaminas lipossolúveis (A e E) e oligoelementos (Ca, Fe, Zn, Na, K e Se). Contribuí para função de barreira controlando a perda trans-epidérmica; propriedades anti-radicais livres e favorece a vitalidade da pele e cabelos. É um excelente anti-age por atuar como antioxidante combatendo os radicais livres e prevenindo o envelhecimento cutâneo, hidratante para a pele. Nos cabelos age como auxiliar na restauração de cabelos danificados e desidratados.

5 - Manteiga de MuruMuru (Astrocaryum Murumuru)
É um produto graxo natural obtido por processo de compressão a frio da semente da palmeira de Murumuru.
Por possuir uma composição balanceada de ácidos graxos, restaura a camada hidrolipídica natural, proporcionado brilho, emoliência, hidratação e proteção aos cabelos; é ideal no tratamento de cabelos sem vida e danificados.

6 - Manteiga de Ucuúba
(Virola Sebifera)
A Manteiga de Ucuúba possui propriedades similares às da manteiga de cacau e manteiga de karité.
As principais propriedades da manteiga de Ucuúba são: cicatrizante, anti-séptica, hidratante (alta capacidade de penetração na pele) e revitalizante, devido ao poder renovador celular de seus fitoativos.

7 - Manteiga de Cupuaçu
(Theobroma Grandiflorum)
A Manteiga de Cupuaçu é um triglicerídeo que apresenta uma composição equilibrada de ácidos graxos saturados e insaturados aspecto de um sólido macio que funde rapidamente ao entrar em contato com a pele. A Manteiga de Cupuaçu possui alta capacidade de absorção de água, aproximadamente 240% superior a da Lanolina anidra e de alguns esteróis de origem animal e vegetal.


Por que eu falei tudo isso? Porquê você pode comprar manteigas e óleos vegetais para customizar a sua nutrição.
As manteigas e óleos vegetais 100% naturais são vendidos em casas de produtos naturais e lojas de artesanato.
Eu comprei as minhas com a Edna, ela tem perfil no
Mercado Livre ou você pode negociar diretamente por e-mail josebarbosapinheiro2010@hotmail.com .


Os potinhos são super práticos e fáceis de manusear, por se tratar de uma manteiga, se o clima estiver muito quente ela derrete um pouco, as minhas chegaram bem aguadas e com o passar do dia conforme foi refrescando elas endureceram.

As manteigas são exatamente as mesmas que você encontra na formulação dos seus cosméticos. Nos meus tempos de artesã eu tinha vários tipos de óleos, óleos essenciais e manteigas para incrementar meus sabonetes e cremes artesanais. Com o passar do tempo eu literalmente arquivei essas informações e agora pesquisando sobre um novo hobby decidi voltar ao artesanato cosmético, sem pressão, só para não enlouquecer com a rotina agitada, e as informações voltaram em turbilhão. Então tive que contar para vocês =)

Como preparar a minha Nutrição?

Em um pote plástico misture 2 colheres de sopa de creme de hidratação de sua preferência, não precisa ser caro, ele será apenas o condutor ou seja, a base. Junte 1 colher de chá de manteiga ou óleo de sua preferência. Misture bem e aplique após lavar os fios com shampoo. Deixe agir de 5 a 10 minutos e enxague bem. Retire o excesso de água apertando os fios com uma toalha macia, aplique um leave-in e penteie como de costume. Leia atentamente as dicas abaixo.

Dicas Importantes:
-
Essa nutrição é mais indicada para cabelos anelados e frisados (aplicando somente no meio e pontas), cacheados e crespos por causa do seu alto teor lipídico, se você tem dúvida sobre seu tipo de cabelo consulte
aqui.
-
Não pense que adicionando mais manteiga o resultado será melhor, pelo contrário, seu cabelo ficará ensebado.
- Você pode misturar várias manteigas ou óleos desde que não ultrapasse a proporção de 1 colher de chá para 2 colheres de sopa, ou seja, se quiser usar 2 tipos de manteiga use 1/2 colher de chá de cada.
- Em dias frios as manteigas tendem a ficar duras, dificultando a mistura, você pode colocar no pote primeiro a manteiga, jogar um jatinho morno com o secador e só então misturar o creme.
- Essa nutrição pode ser feita semanalmente ou de 15 em 15 dias, separe um dia calmo para fazer, um dia que você não vá escovar.
- Como você estará colocando um produto oleoso o ideal é não escovar/pranchar antes da próxima lavagem.
- Escolha um creme cheiroso, pois as manteigas e óleos não são =/
- Prepare a mistura no momento de usar, e caso sobre não guarde o resto. Se a medida acima for muito para os seu tamanho de cabelo, fracione.

Beijocas...



21 comentários:

  1. eu me surpreendo a cada post, muito obrigada mulher!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da Dica, e mais, assimilei a de que é recomendado não secar o cabelo depois de usar um produto oleoso. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E porque ,se dps o cabelo foi lavado com condicionador ?

      Excluir
  3. Amei a dica.Vou procurar a manteiga em alguma loja do Mundo Verde aqui em Ssa.Meu cabelo está implorando nutrição.rs.bjo

    ResponderExcluir
  4. Amei, Carla! É uma ótima alternativa barata para dar aquele up no cabelo... Mas me diz uma coisa: o que você acha do Bepantol líquido? Já ouvi falar sobre ele em blogs...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amei a matéria! E sobre as manteigas, as meninas da comunidade do orkut Cabelos Cacheados sempre super-recomendam a manteiga Mariana da Amend, que é vendida em lojas de produtos para cabelo. Elas dizem que é ótima para cabelos cacheados e crespos, que é boa, barata e tb é cheirosa.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!! importantíssimo saber disso, mas será que posso usar isso com esse alisamento (tioglicolato)? se puder me responder tudo bem, senão eu pergunto da próxima vez que nos vermos, já que fico te alugando com as minhas dúvidas incessantes!!! haushaushaushaushaushuh... Beijinhos, querida!!!

    ResponderExcluir
  7. Em 1o lugar, parabpens pelo blog!! Tem mta informação boa aqui!!!
    Fiquei interessada nas manteigas pra pele (nos cabelos eu uso os óleos naturais, muito bons por sinal!)... vc sabe como se aplica na pele? Puro mesmo e depois tira com água? Ou tem que misturar com o creme de hidratação?
    Sei que o blçog é sobre cabelos, mas sei lá né... rs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. VANESSA: Obrigada pelo carinho sempre presente, te love você ♥

    DIANA LEE: Bigadu ♥ É bom evitar expor os fios a muito calor após o uso de bases oleosas, é o mesmo principio da fritura e ninguém gosta de cabelo frito... rss...

    LAH: Na Mundo Verde vende óleos 100% puros que também são excelentes, acredito que as manteigas sejam vendidas mais em lojas para artesanato por se tratar de matéria prima.

    RAYARA: Bepantol é o tema da próxima matéria!

    CINTIA: =* ♥

    EDLAMIR: A manteiga Mariana da Amend é um cosmético que contém manteigas e óleos 100% vegetais. As manteigas dessa matéria são matérias-primas bases , puras. É para fabricação de cosmético por isso são mais "poderosas".

    CAMILA: Pode usar sim, mas daquele jeito que te falei, do ombro para baixo, vai ficar seboso depois da 1º lavagem, lá pela 3º lavagem você nota os benefícios.

    ANA: Eu estou usando nos pés antes de dormir e já notei melhorias na sedosidade. Você pode aplicar na pele sim. O único contra é que elas não são perfumadas.

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  9. Muuuito legal. Como diria a Manu: " vou fazer tbm" rsrsr. bjs

    ResponderExcluir
  10. A tempos eo vinha procurando um lugar que vendesse as manteigas, pois aqui na minha cidade não achei nem em lojas de artesanato nem em farmacias de manipulação.

    Otima matéria!!
    Como sempre seu blog, pra mim, está em 1º lugar!! Acesso todos os dias!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Carla. Entendi agora. Valeu pela explicação. : ) Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carla!
    Voltei a este post, pois estou negociando com a Edina para comprar as manteigas. Eu queria mais detalhes sobre o processo de compra. As primeiras mensagens foram muito gentis, mas queria seber sobre a enrega, se é no prazo, se demora... Se eles são de confiança... Confio na sua honestidade e no seu tino profissional (adoraria ir ao Rio fazer uma power hidratação com você!!!) e sei que, se você indica, é idôneo, mas mesmo assim, quero mais detalhes. Muito obrigada desde já. e um abraço.

    ResponderExcluir
  13. ANONIMO: Faça! rss...

    FELP: Também adorei poder comprar pela internet. Obrigada pelo carinho =P

    EDLAMIR: =)

    BARBARA: A minha negociação foi super tranquila. Quando você faz o pedido com a Edina ela repassa ao distribuidor que envia diretamente para a sua casa. A rapidez ou demora depende dos estoques do distribuidor, mas chega direitinho.

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  14. Para quem mora em salvador,tem a Maíz Essencias,com lojas na carlos gomes,pituba e no salvador norte shopping,vende manteiga de karite,cupuaçu e cacau, 100g 8 reais a mais cara.Também vende extratos vegetais e oléos essenciais,procurem no google o site que tem a descriçaõ de todos os produtos vendidos lá.

    ResponderExcluir
  15. Olá Lucy adorei o seu blog super esclarecedor; vc é uma mulher super engajada com assuntos ligados a beleza,está de parabéns....
    Li o cronograma capilar e adorei.A reconstrução td ok,mas a minha dúvida é saber qual a base para os cremesde nutrição e de hidratação?Um ter que ter base de óleo e o outro manteigas(cremes) é isso?
    Desde já obrigada..
    bjs..

    Lene Araújo

    ResponderExcluir
  16. Amei seu blog e estou me deliciando com cada dica, usei Azeite de oliva extra virgem nos meus cabelos e ficaram um espetáculo, e uma amiga loira tb usou e babado o amarelado das luzes dela SUMIRAM na hora ficou um tom de bege maravilhoso!!!
    Muito obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  17. Quer dizer que não pode fazer de escova se usou manteiga ou oleo vegetal na máscara ,porque ?

    ResponderExcluir
  18. Porque n pode fazer escova se usou oleos ou manteiga vegetal na hidratação ?

    ResponderExcluir
  19. Quer dizer que não pode fazer de escova se usou manteiga ou oleo vegetal na máscara ,porque ?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails