sexta-feira, 31 de julho de 2009

Beleza como Profissão


Quando o assunto é salão não existe uma regra universal, o objetivo universal é embelezar porém cada país tem sua regra. Em alguns países para abrir seu próprio salão você tem que ter três anos de experiência comprovada em outros estabelecimentos. Tem que provar que está apto, no Brasil o curso de cabeleireiro exige somente a 4º série do ensino fundamental embora exista até ensino superior para os profissionais (Graduação em Beleza, Estética e Imagem Pessoal da Estácio; ULBRA; Univercidade do Cabelo).

Por aqui uma boa parcela dos estabelecimentos são ilegais e muitos dos "profissionais" em atuação são Cabeleireiros Prático, não possuem curso técnico.

Em contra partida no Senac existe o curso de Cabeleireiro e Cabeleireiro Profissional.

Você deve estar se perguntando qual a função do cabeleireiro, segundo o SAC é: um curso que habilita um gestor, um consultor de beleza, que possui um conhecimento teórico e não prático, sabendo apenas gerenciar as necessidades do cliente e encaminhando a um profissional responsável e competente. Alguém percebeu que ser cabeleireiro é insuficiente? Você tem que ser cabeleireiro profissional, então se você pretende entrar no ramo fique muito atento (a) na hora de fechar o contrato por que tem diferença na grade curricular, na forma de ensino e principalmente no certificado!

Atualmente no Rio de Janeiro existem em funcionamento cerca de 10.000 salões legalizados e mais ou menos 4.ooo irregulares, mas não se engane, esse setor fatura em média dois bilhões de reais por mês e ocupa o 2º lugar em crescimento com índice de 7% contra 10% da alimentação (Fecomercio e Firjam).

Mas esse ramo lucrativo pode ser uma furada para quem não está disposto a investir 110% de dedicação, em média abrem por mês só na capital do Rio de Janeiro 80 novos salões e fecham em média 5o. Com o excesso de oferta, se mantém quem se destaca no profissionalismo e boa oferta associado a produtos conceituados.

Não sei se vocês sabem que eu amo esses programas "malas" de beleza e transformação, assisto só para ver a parte de cabelo e make.
Esses dias estava assistindo a reprise de um episódio do Mude o meu Look na Discovery Home & Health em que a “vítima” foi Michelle Blackwell (pele morena e cabelos afros super danificados). Fiquei PASMA!!!

O cabelo e make foram feitos no Frédéric Fekkai Salon e fiquei bege com a escova PORCA que fizeram na pobre Michelle, no fim do episódio onde a “vítima” aparece linda a Michelle apareceu com um capacete de cabelo, se tivessem estilizado os cachos ficaria mais bonito do que com aquela escova porca, se queriam escovar por que não usaram o Straight Away (Fekkai)????

Pois é meninas, o padrão de qualidade de uns não é igual ao de outras, conselho básico para quem deseja ingressar nesse mundo: Não seja mais um, faça a diferença!


Será que consigo um emprego na Fekkai??? (rssss...)

Beijocas e até a próxima!

6 comentários:

  1. Oii Carla, sempre leio seus blogs (cabelo e maquiagem)... adoroo
    E tenho uma certa dúvida sobre como seria o uso 'correto', ou melhor, como aproveitar mais os efeitos das Ampolas (principalmente a famosa Azulzinha da AlfaParf)..
    Obrigada..
    Natasha

    ResponderExcluir
  2. Oláááá...adoro moda, acabei de fazer um blog também e vou falar sobre moda e comportamento.
    Se quiser dar uma passadinha lá e me add na sua lista.
    Ainda não tem nada postado.
    Bjus

    http://iloveglamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Carlinha eu tenho uma duvida e gostaria se fosse possivel que vc me ajudasse.. Eu faço a escova da L'oreal e hoje comprei um creme de hidrataçao térmica Recontrutora da Phytogen e nesse kit vem 2 produtos um que eles chamam de Seiva e dizem que tem o efeito de auto aquecimento que prepara os cabelos para a mascara porque abre a cuticula dos fios, queria saber se isso intefere na quimica da escova, se a quimica nao sairia por causa da abertura das cuticulas! Tem como vc me responder? Brigada e beijao!

    ResponderExcluir
  4. Oii Carla? Gostaria de saber qual a sua opnião sobre os produtos da Vita Derm? São bons ou só preço?

    ResponderExcluir
  5. NATASHA:
    A ampola de semi di lino é um óleo essencial concentrado para hidratação rápida e profunda dos cabelos.
    Você lava com shampoo, seca o excesso de água dos cabelos com a toalha, aplica a ampola e massageia o cabelo, deixa agir de 5 a 10 minutos, enxague e seque com a toalha denovo, aí vc passa seu creme de hidratação e deixa o tempo que manda o fabricante e enxagua.

    DANIELE: Pode deixar que vou passar por lá sim =)

    LÊ:
    Eu nunca usei nada dessa marca, mas pelo que andei lendo sobre esse produto ele é um recosntrutor. Faça um teste, aplique o produto que promete aquecimento na sua mão e assopre (o aquecimento é ativado por axigênio) e veja se aquece muito, o Self Warming da Wella aquece bem e tem que ficar no cabelo por somente 30 segundos. Já o da Vitaderm que também promete 30 segundos não aquece e faz só um condicionamento, não hidrata a fundo.
    Faça o teste usando por um tempo menor do que o fabricante indica, e lembre-se que reconstrução é só a cada 15 dias!

    GRA: São bons sim, o resultado vai depender muito do que o seu cabelo está precisando no momento. O Hair Gloss é um excelente condicionador a base de Buriti, na nova formulação ele não ficou tão bom no meu cabelo (cacheado) mas no da minha filha e marido ficaram perfeitos (liso levemente ondulado).
    Quer experimentar sem pagar caro? Descubra qual a próxima feira para cabeleireiros que vai ter perto de você e compre na lojinha que a Vitaderm monta lá, no dinheiro sai por até 40% mais barato!!!!

    Beijocas...

    ResponderExcluir
  6. Carla, estou amando seus últimos posts. Você está de parabéns!!
    Eu me formei em Fonoaudiologia, amando a profissão, mas como diz uma amiga minha "amo a fono mas ela não me ama" rs rs Acabei me voltando pra um hobby (inicialmente): beleza. Começou com cabelos e passou pra maquiagem, além de já gostar de cuidar da pele pois já tive muito problemas com espinhas. Desde o começo do ano, ando sonhando em fazer uma coisa que realmente amo, que é ter um salão. Mas junto desse sonho, tenho muito receio porque não sou profissional da beleza (leia-se cabelereira) e é complicado ficar dependendo dos outros. Apesar de amar cabelos, minha paixão se restringe a não querer cuidar dos cabelos das outras pessoas hehe o que tenho vontade é fazer um curso de maquiador profissional.
    Mas enfim, esse rodeio todo pra dizer que além dos probleminhas de caráter técnico, há o financeiro... que por motivo de saúde na família, os gastos andam bem altos e não quero pedir ajuda financeira do meu pai pra isso.
    O que no momento está solucionando minha grande vontade de trabalhar na área foi ter me tornado consultora de beleza da Mary Kay, que é algo bem diferente e bacana e onde espero crescer e desenvolver capital pra montar meu sonho!
    Nossa, que post gigantesco! Você acabou me inspirando com esse post Beleza como Profissão, que acabei me abrindo aqui (coisa que costumo reservar a pouquíssimas pessoas - contadas em uma mão).

    Beijos, e continue assim, inspirando as pessoas a descobrirem a beleza dentro delas. :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, queremos saber a sua opinião sobre o tema!

# POR MOTIVO DE FORÇA MAIOR, NÃO POSSUÍMOS CANAL DE AJUDA E DÚVIDAS #

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails